São Fernando Golf Club

Área Restrita:


esqueci minha senha | quero me cadastrar

Notícias

Gustavo Chuang vence final emocionante do Aberto do São Fernando – Taça Embrase em quádruplo playoff

Gaúcho fez birdie no primeiro buraco extra para superar Herik Machado, Pedro Nagayama e Tomaz Pimenta

Campeao Gustavo Chuang com Paulo Castelo Branco 650Ao lado, Gustavo Chuang com Paulo Castelo Branco, presidente do São Fernando. Abaixo, de cima para baixo; Douglas Delamar, da Embrase, com Gustavo Chuang, Jaime Gonzalez e Fábio Fabietti; o pódio da categoria scratch; os premiados da até 8,5; o pódio da 8,6 a 14; a premiação da categoria Convidados; Chuang com o troféu; e os convidados em campo.

Numa das finais mais emocionantes da história do torneio, o gaúcho Gustavo Chuang, de 23 anos, superou Herik Machado, o número 1 do Brasil; Pedro Nagayama, o melhor jogador da casa; e Tomaz Pimenta com um birdie no primeiro buraco extra para vencer o quádruplo playoff que decidiu o título do 49º Aberto do São Fernando Golf Club 2016 – Taça Embrase, neste domingo, em Cotia (SP). O torneio estreou como evento válido para o ranking mundial de golfe, além de contar pontos para os rankings brasileiro, paulista e do São Fernando.

“Esse título é resultado do trabalho sério, exemplar e bem feito que o Belém Novo vem fazendo com sua equipe de Alta Performance e de minha dedicação aos treinos” comemorou Chuang que venceu seu quarto título do ano válido pelo ranking brasileiro e já ameaça o posto de Herik, que também integra a equipe do Belém Novo, como número 1 do Brasil. Depois de quatro anos fazendo faculdade nos EUA, Chuang voltou a jogar no Brasil a menos de um ano e pretende se profissionalizar em janeiro, após o Latin America Amateur Championship.

Agradecimento – “Quero agradecer ao São Fernando pelo convite para jogar que fez a mim e aos demais destaques do ranking nacional para jogar aqui, oferecendo transporte, hospedagem e alimentação”, diz Chuang, que vinha de vitórias nos Abertos da Cidade de Curitiba, Brasília e Goiânia, além de ter vencido o Aberto do Rio, que encerrou 2015. Dos últimos oito torneios do ranking nacional que disputou, Chuang venceu cinco e foi Top 5 em dois. Ele e todos os melhores do Brasil voltam a jogar de sexta a domingo desta semana, no Aberto do Estado de São Paulo, no Guarapiranga.

internasO mineiro Tomaz Pimenta, líder desde o primeiro dia, que começou a rodada final duas tacadas à frente de Chuang e Herik, que jogavam a seu lado, fez dois birdies na primeira metade do campo para ampliar sua vantagem para três tacadas. Mas ao entrar nos segundos nove, nada mais deu certo para Tomaz, campeão do torneio em 2012, que tem treinado e jogado pouco desde que mudou para o Rio de Janeiro em função do trabalho e sentiu a falta de ritmo de jogo.

Pressão O mineiro fez seu primeiro bogey do dia ao dar três putts no buraco 11; fez um duplo bogey no 14, com um approach na água, e mais um bogey no 16 para jogar 73 seu pior resultado da semana, e ser um dos vice-campeões, mas não levar troféu para casa, já que no desempate para ver quem levaria as taças, Herik ficou com a de vice-campeão e Nagayama com a de terceiro colocado. A pressão de ver o título escapar foi tanta que ao dropar no 14, Tomaz optou por jogar atrás da linha onde a bola cruzou a linha vermelha, ficando com a bola em declive, na grama alta, em vez de optar por dropar a dois tacos de distância o que o deixaria com a bola na raia, de frente para a bandeira. Com isso, deixou a bola curta do green e fez um duplo bogey.

Com o tropeço de Tomaz, Chuang e Herik conseguiram empatar o jogo no buraco 14 e manter assim até o final. Os três fizeram bogey no 16 e não conseguiram aproveitar o 17, último par 5 do campo, e nem o 18, par 4 curto, que pode ser atingido de drive. O único a bater drive para o green do 18 foi Nagayama, que passou um pouco o green, mas deixou a bola dada de volta para fazer birdie, jogar 70 (-1), uma das duas únicas voltas da semana abaixo do par e garantir vaga no playoff. O outro 70 da semana foi feito domingo pelo carioca Daniel Kenji Ishii, que se recuperou do 80 da véspera para ainda terminar em sexto.

Desempate No desempate Nagayama saiu primeiro e bateu novo drive no 18, mas desta vez a bola saiu para a direita em direção à sede, e só não foi fora de campo por bater no público e ficar no limite do campo. De lá, ele fez um bom par, Herik também optou pelo drive, mas errou pela esquerda, não conseguiu jogar pelo meio das árvores, passou o green com a terceiro e fez bogey. Chuang, do meio da raia, deixou a bola a cinco metros da bandeira e embocou para birdie, Tomaz, que ficara mais perto, a três metros, errou.

Chuang (74-71-71), Herik (74-71-71), Nagayama (73-73-70) e Tomaz (71-72-73) haviam empatado em primeiro, com 216 tacadas, três acima do par. Alessandro Fabietti, do São Fernando, também não jogou bem, para terminar em quinto, com 233 (73-73-77), seguido por Kenji, com 224 (74-80-70), Lucas Park, com 225 (78-74-73),Thomas Choi, com 229 (80-78-71), Sandro Gonçalves, com 232 (81-78-73), e Paulo Mattos, com 233 (85-77-71).

Mais premiados Nagayama levou ainda o troféu de campeão da categoria para jogadores do handicap índex até 8,5, com 216 tacadas. Tomaz empatou em tacadas, mas não levou o troféu de segundo lugar, por não ter o mínimo de cartões exigidos para competir na categoria. Com isso, Renato Araújo, do Terras da São José, foi o vice-campeão, com 217 tacadas, seguido pelo “chef” de cozinha Paulo Barroso de Barros, que somou 220 e superou Fabietti nos critérios de desempate. O juvenil Tomas Afonso Ribeiro, que mora na Bahia e compete pelo Terras, ficou a seguir, com 221.

Na 8,6 a 14, o campeão foi o juvenil Marcos Park, com 216 tacadas, seguido por Cláudio Pedone, do São Paulo GC, que somou 220 e superou Paulo Troyano, no São Fernando, que ficou em terceiro no desempate. Nicholas Song, juvenil do São Fernando, terminou em quatro, com 221, empatado com Luiz Mello, o Calau. Douglas Delamar, diretor da Embrase, patrocinador Master do torneio, era o outro líder da véspera, mas caiu para sétimo, com 225, atrás ainda do juvenil Stefano Thrane (223).

Convidados No torneio especial para convidados dos organizadores, Anselmo Aragon, ex-presidente do Guarujá GC, foi o campeão, seguido por Mauro Bayout, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, e Jair Carmona, um dos apoiadores do torneio. Também jogaram Antônio Padula, presidente da Federação Paulista de Golfe; Carlos Gonzalez, presidente do Damha; Michael Rumpf-Gail, do Terravista; Romiyoshi Sasaki; Wagner de Angelis; João Moacir Will e Besaliel Botelho.

Jaime Gonzalez, head-pro do São Fernando, comandou a cerimônia de encerramento para a entrega de prêmios feita por Paulo Castelo Branco, presidente do clube; Fabio Fabietti, o capitão; Douglas Delamar e Antônio Padula. O Andiamo Ristorante ofereceu um buffet de massas e o coquetel de confraternização, que teve Open Bar, com espumante, vinhos e chopp.

Best Guest No sábado, houve uma festa de confraternização, com som da Banda Jack Rabbit, que volta a se apresentar no próximo sábado, dia 6 de agosto, no 3º Best Guest, evento em que os sócios do São Fernando jogarão em dupla com um convidado. Os golfistas interessados em participar do Best Guest devem ligar diretamente para o Robson, no São Fernando, pelo telefone (11) 4617-9000 ou escrever a ele pelo e-mail robson@saofernando.com.br e se informar como participar desse dia único, que estará repleto de atrações inesquecíveis.

Patrocínio – O 49º Aberto do São Fernando Golf Club – Taça Embrase, teve patrocínio Master da Embrase Segurança e Serviços e apoios de Andiamo, Baden & Baden, Copag, Cour di Crema, Girafa, Grupo Vita, Habanos Especialist, Informar Saúde, Jacque & Janine, M. Perretti Adm e Corretora de Seguros, My Viagens, Quitanda Gomes, Robles, Samsung, Slow Cow, Viva Amazon e Spec.

O Paisagismo foi do Studio Sá Arquitetura e Interiores e D&D, com colaboração de Breton Actual, Cia das Fibras, Construflama Lareiras, Montblanc Mármores, Pessuto Paisagismo, Saccaro Móveis e Sta. Monica Tapetes. A organização foi do São Fernando, com supervisão da Federação Paulista de Golfe e apoio da Confederação Brasileira de Golfe.

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do São Fernando Golf Club