O paulista Alex Rocha é o primeiro brasileiro a chegar à fase final de seletivas para o PGA Tour nos últimos 30 anos, mas, antes dele, seu professor, Jaime Gonzalez, hoje profissional do São Fernando Golf Club, já havia feito o mesmo duas vezes, em 1977 e 1979, e em ambas conquistado o cartão para jogar no circuito profissional mais bem pago do mundo.
O feito de Rocha, conseguido sábado passado, 20 de novembro, na sede do Southern Hills Plantation Club, em Brooksville, na Flórida, na segunda etapa das seletivas, já garante ao paulista um cartão condicional do Nationwide Tour, além do direito de disputar contra aproximadamente 150 jogadores, 25 vagas para o PGA Tour de 2011, e outras 25 vagas plenas para o Nationwide, circuito de acesso do PGA.
Segundo relato do jornalista Ricardo Fonseca, no portal golfe.esp.br, depois de se manter entre os cinco primeiros colocados nas duas rodadas iniciais, Rocha se complicou no terceiro dia, ao jogar 75 e empatar em 12º lugar, exatamente na linha de classificação. Mas ele reagiu de forma espetacular no sábado ao fazer seis birdies, jogar 69 (-3) e terminar empatado em oitavo lugar, com oito abaixo. Sua chave classificou exatamente 19 golfistas com até seis abaixo e deixou muito profissional experiente de fora.
A classificação foi um duplo presente de aniversário: para Rocha, que comemorou 33 anos no domingo, dia 21, e para Rafael, o seu filho com Jennifer, que completou quatro meses na sexta-feira.
Rocha vai se preparar agora para a seletiva final, de 1º a 6 de dezembro, que vai ser jogada em dois campos, o Crooked Cat e o Panther Lake, do Orange County National Golf Center & Lodge, que fica a dez minutos de carro da casa de Rocha, em Winter Garden, na Flórida.
*A foto foi produzida por Enrique Berardi.