O 4º Campeonato Sul-Americano de Match Play foi aberto oficialmente na tarde de ontem com uma cerimônia solene no putting green do São Fernando Golf Club, em Cotia (SP). Após o desfile das delegações dos dez países participantes, a bandeira brasileira foi hasteada ao som do Hino Nacional e, em seguida, ocorreu o sorteio das chaves de jogo para a primeira fase do torneio.
Participaram da cerimônia Rafael Enrique Otero, secretário-executivo da Federação Sul-Americana de Golfe, Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Manoel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, Carlos Camargo, prefeito de Cotia, Richard Conolly, presidente do São Fernando, e Fernando Pinto de Moura, representante do Banco Alfa, patrocinador do torneio. "Estamos muito honrados em sediar um torneio tão importante", disse Orra, por meio de press release.
As partidas terão início nesta quarta-feira, logo mais às 9h (clique AQUI para conferir o horário de saída). Os cavalheiros foram divididos em quatro chaves de nove jogadores cada. Depois de todos jogarem contra todos, os dois melhores de cada grupo jogam as quartas-de-final na sexta-feira. No sábado pela manhã ocorre a disputa das semifinais e, à tarde, a final.
Já as damas foram divididas em duas chaves de nove jogadoras. As duas melhores de cada uma delas passam para as semifinais, que serão disputadas na sexta. A final feminina também será no sábado dia 15.
Estreia – É a primeira vez que o Brasil sedia o torneio, que define os campeões sul-americanos de golfe. A competição nasceu de uma sugestão da CBG, que viu a necessidade de haver um torneio que definisse os campeões individuais do continente, já que a Copa Los Andes, torneio mais tradicional da América do Sul, é um torneio por equipes. Como os países-sede seguem um rodízio, o Brasil só voltará a sediar o torneio em 2019.
Representarão o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Match Play os seguintes jogadores: Daniel Stapff (PR), atual campeão brasileiro, Pedro Costa Lima (SP), campeão brasileiro de 2007, Felipe Navarro (RJ), primeiro do ranking nacional, Roberto Gomez (SP), tetracampeão brasileiro, Guilherme Oda (SP), segundo colocado do ranking, Nathalie Silva (SP), segunda colocada do ranking feminino, e Isadora Stapff (PR), vice-campeã brasileira. Eles buscarão um título inédito para o País, que ainda não teve nenhum jogador ou jogadora como campeão sul-americano.
Para conquistar o título de campeão, os brasileiros terão de enfrentar os melhores golfistas da América Latina. O torneio, que acontece até o próximo sábado, reunirá cerca de 54 jogadores de países como Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.
*A foto foi produzida por Zeca Resendes.