O argentino Sebástian Fernandez (foto) manteve nesta sexta-feira a liderança do 58º Aberto do Brasil, principal torneio de golfe profissional do País, que está sendo disputado no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP). O carioca Philippe Gasnier, melhor brasileiro na competição, se isolou na vice-liderança. O torneio distribui R$ 250 mil em prêmios e pela primeira vez na história vale para o ranking mundial. O evento também faz parte do Tour de Las Americas, o circuito latino-americano de golfe profissional.
Segundo press release, Fernandez soma 135 tacadas (66/69), contra 137 (67/70) de Gasnier. "Joguei com muita confiança nestes dois dias. Acertei as raias e os greens e joguei com calma", disse o argentino de 38 anos, que disputa o Tour de Las Americas, circuito latino-americano de golfe profissional, e está no 19º lugar do ranking do continente.
"Não fiquei contente com o meu jogo. Dava para ter ido bem melhor, pois desperdicei várias oportunidades, principalmente nos buracos de par 5", disse Gasnier, que busca seu segundo título do Aberto do Brasil (ele foi campeão em 2004).
Em 3º lugar está o argentino Tomaz Argonz, com 138 tacadas (67/71), e cinco jogadores aparecem empatados em 4º com 139: Gonzalo Rapisarda (Argentina), Oscar Alvarez (Colômbia), Erik Anderson (RJ), Cesar Augustin Costilla (Argentina) e Daniel Barbetti (Argentina). Com 140 tacadas, o gaúcho Tiago Silva vem empatado em 9º lugar com os argentinos Paulo Pinto e Daniel Altamirando e com o chileno Hugo Leon.
Disputarão as finais do torneio neste sábado e domingo os 40 jogadores que totalizaram 144 tacadas ou menos. Entre eles, dez brasileiros – além de Gasnier, Anderson e Silva, se classificaram João Corteiz, empatado em 13º lugar, Marcos Silva, Rafael Barcellos e Ronaldo Francisco, empatados em 20º lugar, Odair de Lima, em 32º, e Claudio de Oliveira e José Aderbal da Silva, em 35º.
Na mosca – Dois holes-in-one já ocorreram nesta edição do Aberto do Brasil. O primeiro ocorreu ontem, quando o colombiano embocou direto no buraco 16 do São Fernando. Nesta sexta-feira, foi a vez do paraguaio Pedro Martinez, no buraco 12.
Paulo Vieira, coordenador geral da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, foi nesta sexta-feira ao São Fernando Golf Club para assistir ao torneio. "O objetivo da Lei de Incentivo ao Esporte é desenvolver o esporte. Um torneio desse porte é vital para preparar o país e seus atletas para 2016, que marcará a volta do golfe aos Jogos Olímpicos", disse.
Patrocínio – O 58º Aberto do Brasil tem o patrocínio da Credit Suisse Hedging-Griffo. O relógio oficial é Rolex e o café oficial é Nespresso. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e apoio da C&C, Embrase Segurança e Serviços, Federação Paulista de Golfe, R&A, São Fernando Golf Club, Sportv e TAM Viagens. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe e pela Brasil1 e é sancionado pelo Tour de Las Americas.
*A foto foi produzida por Zeca Resendes/Divulgação.