São Fernando Golf Club

Área Restrita:


esqueci minha senha | quero me cadastrar

Notícias

São Fernando arrasa no campo olímpico, na disputa do Aberto do Estado do Rio de Janeiro

Além do título de Pedro Nagayama, campeão geral, com recorde do campo, clube levou dois ouros e um bronze

douglas-nagas-e-bayout-by-fv

Pedro Nagayama recebe troféu de campeão do Aberto do Rio de Douglas Delamar, diretor da Embrase e da Personal Service; de seu pai, Mario Nagayama, e de Mauro Bayout, presidente da FGERJ. Fotos: Fábio Vicente

Os jogadores do São Fernando Golf Club foram o grande destaque do Aberto do Estado do Rio de Janeiro, torneio válido para o ranking mundial amador de golfe, jogado de sexta a domingo, 21 a 23 de outubro, no campo olímpico de golfe. Além da Pedro Nagayama, revelação da casa, que bateu o recorde do campo no domingo, ao jogar 65 (-6) para ser o campeão geral, o São Fernando foi campeão ainda das categorias com handicap índex até 85, com Mac Huang, e na 14,1 a 22,1, com Denis Song, além de levar o bronze na 8,6 a 14, com Douglas Delamar, que também representou Embrase e Personal Service, os patrocinadores do primeiro torneio amador oficial do campo olímpico do Rio de Janeiro.

A volta de 65 que fez na rodada final para vencer por três tacadas de vantagem sobre Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, e Herik Machado, do Belém Novo, de Porto Alegre, foi o quarto recorde de campo estabelecido por Nagayama desde o ano passado. O primeiro foi o do Goiânia Golfe Clube, onde jogou 65, sete abaixo, nas primeira e terceira rodadas do Tour Nacional Juvenil de 2015, para vencer com 18 abaixo, recorde brasileiro de golfe para torneios de 54 buracos. Nagayama detinha ainda o recorde do Ipê Golf Club, de Ribeirão Preto, depois de jogar 64 (-8), no segundo dia do Aberto do Estado de São Paulo de 2015, marca quebrada este ano pelo profissional Rafa Becker na etapa de Ribeirão do Mini Tour Profissional, quando jogou 63. O outro recorde de Nagayama é o do Guarapiranga Golf & Country Club, onde marcou 64 (-7), na primeira rodada do Aberto do Estado de São Paulo deste ano.

Destaques – Como esse é o primeiro torneio amador oficial do campo olímpico, o recorde para 18 buracos havia sido estabelecido na primeiro dia do Aberto do Rio, quando Herik jogou 70, uma abaixo. Nagayama e Diego Veiga quebraram a marca ao jogar 69 (-2) no segundo dia, e Nagayama a reduziu ainda mais neste domingo, ao jogar 65 tacadas (-6). A arrancada de Nagayama pelo título do torneio válido para o ranking mundial amador inclui oito birdies, quatro em cada metade do campo, e dois bogeys, um deles no buraco final.

Kenji e Herik fizeram quatro birdies e um bogey cada, sendo que o gaúcho fez seu último birdie no 18, para empatar em segundo lugar. O troféu de vice-campeão, no entanto, ficou para Kenji, que jogou melhor nos 36 buracos finais. Ninguém mais quebrou o par na soma dos três dias de jogo. O paranaense Diego Schaedler Veiga ficou num distante quarto lugar, com 221, oito acima do par, seguido por Marcos Negrini, do Damha (SP) e pelo paranaense Ivo Leão, ambos com 222, nove acima. Nagayama, Kenji, Herik, Ivo e Gustavo Chuang, que não jogou no Rio, vão representar o Brasil na Los Andes, o Sul-Americano de Golfe por equipes, em Lima, no Peru, de 21 a 27 de novembro.

Categorias – Na classificação por handicap índex até 8,5, Nagayama também venceria, mas como os prêmios não eram acumuláveis, Mac Huang, do São Fernando, venceu com 216 tacadas, seguido por Gabriel Velasco que superou Cristian Barcelos, de Japeri, nos critérios de desempate, depois que ambos somaram 217. Só dois foram premiados.

Na 8,6 a 14, Paulo Hendges, da Academia GolfRange Campinas, foi o campeão com 230 tacadas, seguido por Edigezir Gomes, do Itanhangá, com 232, e por Douglas Delamar, do São Fernando, com 233. O ator Marcos Pasquim ficou em quarto, com 234.

Na 14,1 a 22,1, Denis Song deu mais um título ao São Fernando ao jogar 62, e melhor net da semana, e somar 2015. Carlos Cruz, de São Paulo, foi o vice-campeão com 214, seguido por Ronni Fratti, de Campinas, com 218. E na 22,2 a 32,2, jogada no sistema stableford (par point) Antonio Cruz Borges, de Niterói, foi campeão com 111 pontos, contra 104 de Pedro Cesar Ribeiro, do Espírito Santo, e 103 de Jiro Kawase, do Rio.

Mulheres – No feminino ninguém pode com a argentina Jofre Constanza, campeã de ponta a ponta e única a conseguir uma volta abaixo de 80 na semana. Ele venceu com 239 (78-80-81), 26 acima do par, seguida por Giovanna Yabiku, de Campinas, a vice-campeã com 246 (82-81-83), e Ana Beatriz Cordeiro, do Alphaville (PR), com 247 (83-81-83). Laura Helena Caetano. de Brasília, ficou a seguir, com 249, seguida pela indonésia radicada no Rio Meidy Gama, com 250.

Na classificação por handicaps, até 8,5, Francisca Bragança, do Gávea, venceu com 221 tacadas, contra 222 da vice Maria Emília Gomes Pereira. Rachel Ventriglia perdeu o troféu de segundo lugar nos critérios de desempate. Na 8,6 a 29,3 só houve duas jogadoras: a argentina Gladys Calad, campeã com 96 pontos, e a brasileira Adriana Melo, vice com 77.

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do São Fernando Golf Club