São Fernando Golf Club

Área Restrita:


esqueci minha senha | quero me cadastrar

Notícias

Campo – Poa annua, gramínea de elite para uns é praga para outros!

poa-anua-retirada-greens-um-dia

Acima, a quantidade de Poa annua retirada manualmente dos greens, em apenas um dia

internas-poa-anua

 

Leia também:

Campo – Na chegada da primavera, começam as novas práticas de cultivo

 

Os greens rápidos do famoso Oakmont Coutry Club, na Pensilvânia, são de Poa annua, mais conhecida nos EUA como ‘annual bluegrass’. Poa é uma gramínea fina, de climas temperados, que cresce verticalmente, o que faz greens de muita qualidade.

Mas, o que é de valor para campos de golfe em climas temperados, é uma praga para nós, aqui no Brasil, no inverno. As sementes são propagadas tanto pelo vento, quanto pelas máquinas, carrinhos e sapatos das pessoas transitando no campo. Como nunca se pode eliminar a praga, a solução é controlar e conviver com ela.

Nas fotos ao lado, de cima para baixo: Equipe aplicando defensivos no Fairway do buraco 10; Poa morrendo enquanto a bermudagrass em volta permanece saudável; e equipe retirando manual e cuidadosamente a Poa annua dos greens, onde o uso de defensivos não é uma opção

Primeiramente, o controle da Poa annua é feito durante o começo do inverno, normalmente com três aplicações de herbicidas pré-emergentes, evitando assim a germinação das sementes.  Infelizmente, os produtos deixam um cheio muito forte, que pode causar alergias.

Para não interferir com os torneios recentes em nosso campo, o programa deste ano foi reduzido, e com o frio estendido deste inverno, a Poa veio mais forte. A Lei de Murphy entrou em jogo!

Após a germinação, a Poa annua é uma erva daninha difícil de controlar, sem que isso afete a grama bermuda do campo.

É necessário usar um coquetel de produtos em uma sequência de aplicações para que, gradualmente, a infestação seja eliminada. Isto pode levar três, quatro ou mais semanas.

O uso de defensivos nos greens não é uma opção. Assim, semanalmente uma equipe retira, manual e cuidadosamente, planta por planta.

Ainda que Poa annua seja visível nos fairways, causando certo incomodo visual, o mais importante é que nossos greens continuem rápidos e saudáveis.

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do São Fernando Golf Club